Metrô em Taboão da Serra: Tarcísio promete início de operação do trecho em 2028
Com investimento de R$ 3,4 bilhões, projeto prevê Linha 4-Amarela com mais 3,3 km e 2 novas estações, levando o serviço para além da capital
O governador Tarcísio de Freitas assinou nesta segunda-feira, dia 10, o termo aditivo para elaboração dos estudos de viabilidade e dos projetos executivos da extensão da Linha 4-Amarela de metrô, em Taboão da Serra. O contrato inclui estudos finais e desapropriações.
“Hoje é um dia para celebrar, porque a gente está aqui dando um grande passo… o metrô vai fazer a diferença na vida de muita gente. O metrô está chegando a Taboão”, declarou o governador Tarcísio.
O município de Taboão da Serra será o primeiro da Grande São Paulo a ter um ramal metroviário além dos limites da capital. Com investimento estimado em R$ 3,4 bilhões, o projeto vai beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia.
O ramal será ampliado em 3,3 km com duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra. Aproximadamente 3 mil empregos, diretos e indiretos, serão gerados durante as obras. A previsão é que a construção comece ainda neste ano, com início de operação do trecho até Taboão da Serra em 2028.
“É um passo importante que damos com a celebração de mais um compromisso de expansão do metrô, levar o serviço para fora da cidade de São Paulo e atender a região metropolitana. Vamos interligar outras linhas para a população poder acessar a Linha 9 de trens e as Linhas 1, 2 e 3 do Metrô. O sistema vai ficando mais interligado e, quanto mais interligação, mais passageiros a gente traz para o sistema. Isso é fundamental para a mobilidade urbana em um sistema de alta capacidade muito mais eficiente”, afirmou Tarcísio.
O prefeito Aprígio ressaltou a importância da chegada do metrô até Taboão da Serra que irá beneficiar mais de 2 milhões de habitantes. “Hoje nós estamos aqui falando do metrô… nessa região temos mais de 1,5 de habitantes, 50% do município de Taboão da serra faz divisa com São Paulo, capital, são mais de 500 mil habitantes. Você [governador] está trazendo um benefício para 2 milhões de pessoas. Isso é fazer o bem…. Mais de 100 pessoas por dia vão passar aqui [com a chegada do metrô]… Próxima estação Prefeitura de Taboão da Serra”.
Os deputados estaduais Analice Fernandes e Eduardo Nóbrega também comemoram a assinatura do contrato.
“Eu estou aqui para celebrar essa assinatura do termo aditivo de inclusão do projeto de prolongamento da Linha 4 do Metrô até Taboão da Serra. Muito obrigada, governador Tarcísio. Nós sabemos que esse contrato garante recursos para que o prolongamento aconteça e venha até Taboão da Serra. E esse é um passo significativo para a melhoria do transporte público de toda a nossa região”, disse a deputada Analice Fernandes.
O deputado Eduardo Nóbrega, destacou que as obras para a chegado do metrô em Taboão da Serra tem data para começar. “Hoje nós vivemos a fase dos atos concretos, a fase do convênio, a fase do projeto executivo… Hoje nós sabemos, o metrô será aqui, onde era a antiga Sorana Sul, e vai ocupar também esse espaço da Prefeitura… O metrô em Taboão da Serra tem data para começar”.
Prefeitos da região, deputados federais e estaduais, vereadores de Taboão da Serra e região, além de secretários estaduais e municipais participaram do evento.
Fonte: Portal O Taboanense