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Direitos do consumidor

Taboão da Serra:Procon cria contas oficiais no Facebook e no Instagram

Objetivo é orientar moradores quanto aos direitos do consumidor. Procure @procontaboaodaserra e acompanhe as publicações

Os moradores de Taboão da Serra agora contam com um novo canal de
comunicação com o Procon Municipal. A Prefeitura criou contas oficiais do
órgão no  Facebook  e no  Instagram  e a ideia é publicar informativos sobre
direitos do consumidor e orientar, de forma geral, o que fazer. Para
acompanhar as publicações, procure por @procontaboaodaserra e siga seus
direitos nas redes sociais.
De acordo com o diretor do Procon de Taboão da Serra, Dr. Denis Uehara, a
modernização do órgão municipal vai além da criação de redes sociais. “O
Procon de Taboão da Serra está sendo reestruturado para atender as
demandas do mundo moderno. Estamos criando um site para que o
taboanense consiga fazer uma solicitação junto ao Procon de Taboão sem a
necessidade de se deslocar até aqui. Logo mais também estaremos em uma
nova sede, na Subprefeitura do Pirajuçara, o que facilitará o acesso dos
moradores aos serviços”, declara.

No ano passado ao Procon de Taboão da Serra formalizou 701 Cartas de
Informação Preliminar (CIP). Isto é, ofícios encaminhados às empresas para
que tenham ciência que de uma queixa foi registrada junto ao órgão e solicita
esclarecimentos a cerca do assunto. Segundo o órgão municipal a quantidade
é pequena diante do tamanho da população de Taboão da Serra, por isso a
necessidade de implantar novos sistemas e estratégias.

A supervisora do Procon de Taboão da Serra, Gabrielle Tristão, explica que o
Procon é um órgão administrativo, cujo papel é mediar conciliações nas
relações de consumo. “A gente faz a mediação com a empresa para tentar ou
solucionar o problema do consumidor, tudo isso seguindo o Código de Direito
de Defesa do Consumidor. Então, atuamos em questões relacionadas às
quebras das relações de consumo, como problemas com concessionárias
como a Enel, Sabesp, empresas de telefonia, bancos físicos ou on-line,
compras realizadas pela internet ou pessoalmente que não foram entregues ou
que formam entregues em desacordo”, explica. “Também oferecemos algumas
orientações jurídicas.

A população, em geral, carece de informações sobre
seus direitos então, mesmo que não seja uma relação de consumo, podemos
orientar quais órgãos a pessoa pode procurar, como a OAB (Ordem dos
Advogados do Brasil), o Juizado Especial Cível (antigo Pequenas Causas),                                                                para o CeJusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) ou
mesmo para a Defensoria Pública”, complementa.

Hoje o Procon de Taboão da Serra está localizado na Praça Miguel Ortega,
280, no Parque Assunção. O atendimento aos munícipes é realizado
presencialmente, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. Para abrir uma
CIP, basta comparecer munido dos seguintes documentos:

 Cópia do RG, CPF ou carteira de habilitação;

 Cópia do comprovante de residência (em nome do consumidor)

 Nota Fiscal, Pedido, Ordem de Serviço, Contrato, Boleto, Faturas ou
documentos que comprovem a relação de consumo;

 Endereço ou CNPJ do Fornecedor;

 Procuração (se for o caso; disponibilizada pela Procon);

 No caso de Procuração: cópias do RG e CPF do Procurador

Serviço:
Procon de Taboão da Serra
Praça Miguel Ortega, 280 – térreo, Parque Assunção
Telefone: 4788-5417 | 4786-2987 | 4786-2986
procon@ts.sp.gov.br

Atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h

Instagram: https://www.instagram.com/procontaboaodaserra/
Facebook: https://www.facebook.com/procontaboaodaserra/

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