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Fase Emergencial

Até 11 de abril, agências do INSS no Estado realizam apenas atendimentos de perícia médica e avalição social

Medida é decorrente da prorrogação da fase emergencial

(Foto :Portal OTaboanense)

Desde o dia 15 de março, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Estado de São Paulo atendem apenas a segurados agendados para os serviços de perícia médica e avaliação social. Com a prorrogação da fase emergencial no Estado de São Paulo, a medida se estenderá até o dia 11 de abril. As unidades que não oferecem nenhum dos dois serviços permanecerão fechadas.

 

Assim como no início da fase emergencial, o INSS entrará em contato com os segurados que possuem agendamentos para serviços diferentes da perícia médica e avaliação social até o dia 11 de abril para reagendar o atendimento. Alguns segurados, no entanto, podem estar com o cadastro desatualizado, o que inviabiliza o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado deve ligar para o telefone 135 antes de ir à agência.

 

Desde a reabertura das unidades, em setembro de 2020, nenhum atendimento no INSS é realizado sem hora marcada. A medida foi adotada para evitar aglomerações. Por isso, as pessoas não devem ir às agências sem antes agendar o atendimento pelos canais remotos.

 

Em algumas cidades do Estado, as agências estão fechadas durante esta semana por conta da antecipação de feriados decretada pelas prefeituras.

 

Canais remotos

 

Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados a distância, pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a Central Telefônica 135.

 

Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, encontra também a assistente virtual Helô, que orienta sobre benefícios, esclarece dúvidas e emite senha para acesso à área restrita do portal.

 

Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência Social, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.

 

Exigência Expressa

 

Durante todo o período, continuará sendo possível agendar o serviço Exigência Expressa, que possibilita ao segurado que já fez algum requerimento ao Instituto entregar cópias de documentação complementar, por meio do depósito em urnas localizadas em frente a todas as agências, inclusive as que estiverem fechadas. As urnas ficam disponíveis na frente das unidades do INSS das 7h às 13h. O agendamento deve ser feito pelos canais remotos de atendimento: telefone 135 ou Meu INSS.

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