Linha 4-Amarela transportará 1,2 milhão de passageiros em 2040 com extensão para Taboão da Serra
Quantidade de passageiros transportados aumentará com o prolongamento do ramal que contará com duas novas estações um terminal de ônibus
A expansão da Linha 4-Amarela para Taboão da Serra promete ampliar consideravelmente o número de passageiros no ramal administrado pela ViaQuatro. As estimativas apontam uma demanda de 1,2 milhão de passageiros no cenário 2040.
Os dados foram obtidos do Relatório Ambiental Prévio da extensão da Linha 4. As novas estações Chácara do Jockey e Taboão da Serra deverão ter demanda de 39,4 mil e 111,4 mil passageiros por dia, respectivamente.
O estudo de demanda no cenário 2040 considera que a maior parte das linhas do sistema sobre trilhos em planejamento ou ampliação esteja em operação, incluindo ramais como a Linha 6-Laranja, 16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa.
Além dessas mudanças, outras estações também deverão ter alterações nos fluxos diários. As três estações mais movimentadas deverão ser Pinheiros (161,7 mil passageiros), República (159,1 mil passageiros) e Fradique Coutinho (146,8 mil passageiros).
As estações com menor demanda deverão ser Faria Lima (42,4 mil passageiros), Chácara do Jockey (39,4 mil passageiros) e Vila Sônia (34,9 mil passageiros). No caso da estação Faria Lima, não está sendo considerada a futura integração com a Linha 22-Marrom.
Em termos de carregamento na hora pico, o trecho crítico deverá ocorrer entre Pinheiros e Faria Lima, com 44,5 mil passageiros transportados no sentido Luz. Já no sentido oposto, em direção a Taboão da Serra, o trecho crítico ocorrerá entre Fradique Coutinho e Faria Lima com carregamento de 25,4 mil pessoas.
Em termos de integração, os estudos de demanda indicam que a Estação Taboão da Serra deverá apresentar grande quantidade de entradas de passageiros vindos dos ônibus, cerca de 74 mil passageiros ao dia. A Estação Butantã também responde por significativa entrada de passageiros vindo de ônibus.
As maiores integrações do modo metroviário deverão ocorrer nas estações de Fradique Coutinho e República. Já no modo ferroviário a estação Pinheiros continua sendo destaque nas transferências.
Ao todo a Linha 4-Amarela deverá ter 365 mil passageiros exclusivos e 870 mil usuários por integração. Dos integrados 179 mil utilizam ônibus, 483 mil a rede metroviária e 207 mil a rede ferroviária.
A Linha 4-Amarela deverá ter números robustos muito por conta das futuras integrações com a rede de Metrô. No caso de Taboão da Serra, a integração rodoviária permitirá alcançar passageiros mais distantes, melhorando substancialmente a qualidade de vida da população usuária.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br