Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Metrô Taboão da SerraRegiãoTaboão da SerraTodas

Aprígio assina convênio com Governo de SP para obras do metrô em Taboão da Serra

Na manhã desta segunda-feira, dia 3, Taboão da Serra deu mais um passo rumo à construção da estação do metrô na cidade. O prefeito Aprígio assinou a concessão de uso de solo de 5 mil metros do terreno da sede da nova Prefeitura para o Governo do Estado de São Paulo dar andamento à construção da estação.

A expansão da Linha 4-Amarela terá duas novas estações – Chácara do Jockey e Taboão da Serra, que terão investimentos previstos em mais de R$ 3 bilhões, e vão adicionar 3,4 quilômetros à linha, que atualmente se estende por 12,8 quilômetros, ligando a estação Luz até a estação Vila Sônia.

A nova Estação Taboão da Serra será construída na antiga Sorana Sul e terá duas entradas, uma na própria Sorana e outra do lado oposto da antiga Rodovia Régis Bittencourt, avenida José Aprígio Bezerra.

Francisco Pierrini, diretor de Operações da CCR Mobilidade, empresa responsável pela ViaQuatro, informou que a fase de obras já está em tratativas.

“A CCR está na jornada de trazer o metrô aqui para Taboão da Serra através da ViaQuatro, Serão duas novas estações, Chácara Joquey e Taboão da Serra, são 3,4 km com o objetivo de atender mais de 80 mil passageiros/dia no sistema da ViaQuatro. Nesse primeiro momento a gente avança com o projeto executivo que deve ficar ainda este ano. A fase de obras está em tratativas também com o Governo do Estado. E já demos entrada na Cetesb com a solicitação da licença prévia e licença de instalação. Tudo isso para a gente poder avançar com projeto e obra”, disse Pierrini.

O secretário de Parcerias em Investimentos de SP, Rafael Benini, falou sobre a doação de 5 mil metros do terreno da Prefeitura de Taboão da Serra para a construção do metrô.

“Essa é mais uma fase, assinamos hoje o convênio, graças a visão dele a gente conseguiu gastar menos nessa obra principalmente a prefeitura. Isso só está acontecendo por causa desse programa de Parcerias em Investimentos de SP”, falou Benini.

O prefeito Aprígio comemorou o avanço de mais uma fase para o início da realização das obras da Estação Taboão da Serra. “Esse é um projeto muito importante porque é esperado há mais de 25 anos. E agora vai ser realizado, e esperamos que ainda esse ano inicie as obras. Com o início das obras, aA proposta é que daqui quatro anos esteja funcionando o metrô [em Taboão da Serra]. Estamos fazendo uma concessão de uso de uma parte do terreno da Prefeitura para aumentar o espaço do que eles tem que é na Sorana Sul”.

O chefe do executivo complementou dizendo que uma parte do terreno da nova sede da prefeitura será doada para a instalação do Metrô. “O convênio que assinamos também determina a doação de cerca de 5 mil metros desta área para a instalação do Metrô. É um dia muito especial para a cidade de Taboão da Serra”, complementou e comemorou.

O Governo do Estado e a CCR iniciam em agosto deste ano a escolha da empresa responsável pelas obras do metrô como explica o secretário executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos de SP, André Rodrigues Barnabé.

“Em agosto vamos fazer o diálogo com as construtoras, três que já foram pré-qualificadas pela CCR e Pelo Governo do Estado para contratar a obra no melhor preço e no menor prazo possível. Essa contratação será conjunta, CCR com o Governo do Estado de São Paulo; A obra inicia ainda esse ano”, esclareceu Barnabé.

Assim que o projeto executivo ficar pronto, imediatamente as obras do metrô devem começar. “O mais importante, o governador Tarcísio e o Rafa Benini chamaram o presidente da CCR e decidiram que essa obra, para que aconteça em prazo recorde, não vai precisar de licitação. O modelo escolhido foi de aditamento. A obra começará tão logo o projeto executivo fique pronto”, informou Nóbrega.

A extensão do metrô Linha 4-Amarela estação Taboão da Serra vai atender a população da região metropolitana, das cidades de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista.

Fonte: Portal O Taboanense

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo