Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
EducaçãoRegiãoTaboão da SerraTodas

Etec de Taboão da Serra vence Olimpíada Nacional de Aplicativos

Alunos disputaram competição com projeto para auxiliar familiares de pacientes em cuidados paliativos; vencedores foram anunciados em cerimônia no Rio Grande do Sul

Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Taboão da Serra venceu a sétima edição da Olimpíada Nacional de Aplicativos (Onda). Disputando com trabalhos desenvolvidos por jovens de escolas públicas e privadas de todo o País, a equipe da Etec localizada na Região Metropolitana de São Paulo conquistou o primeiro lugar com o aplicativo Journey Care, uma proposta para auxiliar familiares de pacientes em cuidados paliativos.

“Essa conquista vem coroar o trabalho realizado pelos educadores da Etec, com a utilização de metodologias ativas, em especial a aprendizagem baseada em problemas e projetos”, avalia o diretor da unidade, Vinicius Miekusz Salgado de Vasconcelos. “O sucesso na participação neste evento inspira outros estudantes a inscreverem seus projetos em novas edições, e em muitos outros desafios tecnológicos e olimpíadas.”

O projeto
“Apenas 10% das pessoas que necessitam de tratamentos paliativos chegam a recebê-los com qualidade. Na maioria dos casos, o cuidado com o doente terminal fica a cargo de parentes. Nosso objetivo é oferecer apoio mental a essas pessoas”, explica a aluna Cindy Kamile Santos de Oliveira no vídeo de apresentação do aplicativo, chamado de pitch.

O vídeo impactou os juízes e levou o Journey Care até a final nacional. O anúncio dos vencedores ocorreu nesta sexta-feira (26), em Gramado, no Rio Grande do Sul. Os integrantes do grupo – Cindy, Breno Almeida Ribeiro dos Reis, Gabriel Augusto Gonçalves Pereira, Kaique Noran Ferreira Lazzaretti – a orientadora Alícia Stefany da Silva e o diretor da unidade estiveram presentes na cerimônia de premiação.

“Estimulamos muito a participação de alunos em eventos externos, com visitas técnicas, feiras e olimpíadas. Nesta edição da olimpíada inscrevemos 22 grupos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas”, explica o diretor.

Responsável pelos componentes da base técnica na Etec de Taboão da Serra, a professora Alícia Stefany da Silva trabalha com os grupos no modelo baseado em projetos e orientou o estudo de acordo com o tema proposto pela competição. Na sequência, o Jouney Care deverá ser inscrito em outras mostras, como a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e o Campus Future, programa de inovação social da Campus Party Brasil. Interação e troca de ideias com profissionais da área ajudam a amadurecer o projeto.

“O trabalho realizado em sala de aula chega até um certo ponto. Depois, o aluno precisa ser incentivado a competir e vivenciar experiências fora do contexto escolar. Assim, é possível reconhecer suas próprias habilidades e aptidões, além de desenvolver o lado empreendedor para viabilizar o amadurecimento pleno”, diz a professora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo