Programa Morar Melhor: Parceria entre Governo Municipal e UniFECAF beneficia moradores do Jardim Comunitário
Estudantes de arquitetura, serviço social e profissionais da SDHMA fazem visitas monitoradas no bairro para levantamento dos imóveis que serão contemplados com o programa de melhorias nas residências
Os moradores do Jardim Comunitário foram contemplados com as visitas dos estudantes de arquitetura e serviço social da UniFECAF com o objetivo de serem beneficiados com o Morar Melhor, programa municipal que visa melhorias gratuitas nas residências dos moradores de Taboão da Serra.
O programa, que é referência nacional, é uma parceria da instituição de ensino superior e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA). As visitas foram realizadas aos sábados, nos dias 24/02, 16/03 e 24/03, com o objetivo de reconhecer a área e fazer o levantamento dos imóveis do bairro.
O Programa Morar Melhor foi lançado pela Prefeitura de Taboão da Serra e procura levar melhorias nas condições de moradia das famílias de baixa renda do município, por meio da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). A população participante possui acesso ao atendimento profissional e gratuito de assistentes sociais, arquitetos e engenheiros.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SDUHMA) firmou parceria com a universidade pelo EMAU, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, em outubro de 2023. Algumas das atividades, feitas pela faculdade, direcionadas ao Morar Melhor, são os projetos habitacionais de melhoria e apresentação de resultados. No ano anterior, também foram feitas parcerias com as universidades UNIP e Mackenzie.
O sucesso da colaboração recebeu destaque no livro “Residência em Arquitetura e Urbanismo: uma experiência de ATHIS da FAU Mackenzie em Taboão da Serra”.
“Em Taboão da Serra, o bem-estar vem em primeiro lugar. A moradia de nossos munícipes é um compromisso do Governo Municipal, que procura cuidar daquilo mais importante: o lar das famílias taboanenses”, ressalta o secretário Nílcio Regueira Dias (SDUHMA).