Taboão da Serra: Esquadrão Antibombas explode artefato suspeito em frente a delegacia
O Grupo Especial de Reação (GER) da Polícia Civil, especializado Operações Táticas Especiais e Ações Antibomba, detonou na noite desta segunda-feira, dia 20, um artefato suspeito de ser um explosivo que foi deixado em frente a delegacia de Taboão da Serra. Apesar da apreensão, a mochila não continha explosivos.
A operação durou cerca de três horas e movimentou a Polícia Civil, Polícia Militar, GCM de Taboão da Serra e interditou a rua Jovina de Carvalho Dáu, no Pq. Santos Dumont, alterando todo trânsito da região central.
A Polícia Civil inicia nesta terça-feira, dia 21, a investigação do caso. Além da mochila deixada em frente da delegacia, uma viatura foi pichada com símbolos nazistas e no asfalto uma marca de bomba.
Segundo o delegado titular do 1º DP, Christian Nimoi, já no primeiro horário desta terça-feira as equipes de investigação irão recolher imagens de câmeras de segurança de comércios e da prefeitura para identificar os autores do crime.
O GER utilizou um robô para capturar o artefato que foi transferido para o meio da rua, em local seguro. Com o uso de um scanner os policias encontraram conteúdo suspeito dentro da mochila, o que levou a decisão de uma detonação controlada do artefato.
Os policiais do GER utilizaram novamente o robô para levar o explosivo até a mochila. Em um trabalho minucioso o detonador foi posicionado para evitar qualquer dano e em seguida ocorreu a detonação. Uma análise dos peritos mostrou que o artefato não tinha potencial explosivo.
De acordo com o comandante do GER, Fabio Bopp, o grupo especializado foi chamado após policias da 1º DP de Taboão da Serra perceberem que no local foi deixado a mochila. “A delegacia percebeu que tinha umas cosias diferentes do habitual, poderia ser explosivos e fomos acionados e estivemos aqui para um apanhando geral, mas não foi identificado nenhum explosivo”, disse ao Portal O Taboanense.
Fonte: Portal O Taboanense