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Pesquisa

Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo quer mapear bibliotecas escolares

Essa semana a pesquisa será realizada nas cidades de: Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista

As bibliotecas são primordiais para a construção social, da cidadania e
da capacidade intelectual de uma comunidade, e são fundamentais
nas escolas para incentivar a leitura e fortalecer o projeto pedagógico
escolar, porém o Brasil ainda tem muito a evoluir neste quesito. Para
saber como estão estruturadas as bibliotecas paulistas, o Conselho
Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-
8) vem realizando pesquisas em diversas escolas públicas e
particulares do Estado de São Paulo.

De acordo com a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins, a
Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do CRB-8 tem enviado
pesquisas para ter um retrato da biblioteca escolar no cenário paulista.
“Estamos realizando um recorte para descobrir o real cenário das
bibliotecas escolares, enviando a pesquisa para diretoras(es) de
escolas com mais de 400 alunas(os) de cidades acima de cinco mil
habitantes”, explica Ana Cláudia.

Atualmente, pelo menos 504 municípios paulistas se enquadram nos
critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia do
Estado de São Paulo (CRB-8) para participar da pesquisa.

Entre as questões que precisam ser respondidas pelas escolas estão
desde a situação das bibliotecas escolares/salas de leitura em relação

ao espaço, funcionamento e organização até se elas têm um
profissional bibliotecário, ou outro, desempenhando as atividades.

Segundo Marcos Antonio de Araújo, diretor administrativo e
coordenador da Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do CRB-
8, essas informações darão subsídios para lutar pela efetivação da Lei
da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei 12244/2010).

“A porta fechada da biblioteca em uma escola é como o conhecimento
preso em caixas e estantes. A chave para resolver essa questão está
em saber a situação atual das bibliotecas escolares e salas de leitura
do sistema de ensino público paulista, para juntos buscarmos que a
Lei seja cumprida”, salientou Marcos.

O trabalho desenvolvido pela Comissão Temporária de Biblioteca
Escolar do CRB-8 tem como referência a Agenda 2030 da ONU, e
dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que
entre outros, intenta a educação de qualidade, a redução da
desigualdade dentro dos países, a paz, a Justiça e as instituições
eficazes.

Biblioteca escolar é Lei: você sabia?
A Lei 12.244/10 regulamenta que todas as instituições de ensino
públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas. A legislação,
sancionada em 24 de maio de 2010, também obriga todos os gestores
a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno
matriculado. No entanto, o fim do prazo para o cumprimento dessa Lei
terminou em maio de 2020, e a realidade ainda é bem diferente.

“Passados doze anos que a Lei da universalização das bibliotecas
escolares foi aprovada, ainda há muitas escolas desprovidas de

biblioteca, sem que haja sanção pelo descumprimento da Lei. Por isso
toda a sociedade precisa se unir para cobrar das autoridades que a
Lei seja cumprida”, salienta a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia
Martins.

Confira as redes sociais:
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Para mais informações: gerencia@crb.org.br

Cristina Aguilera
Mídia Brazil Comunicação Integrada

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