Prefeitura de Taboão da Serra paralisa obra da UBS Laguna por irregularidades na execução
nova gestão da Prefeitura de Taboão da Serra paralisou por 30 dias a obra de no dia 14 de janeiro e encontrou inúmeras irregularidades.
De acordo com a Secretaria de Obras, as divergências ocorreram pelo não seguimento do projeto executivo. Em vistoria feita pelo secretário de Obras Valdemar Aprígio, pelo engenheiro calculista Felipe Ferrari e pelo prefeito Aprígio, foi constatado que pilares e vigas estão em tamanho menor do que o consta na planta, há problemas na concretagem, construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Laguna. O prefeito Aprígio esteve no local A ausência de vigas e canaletas, entre outros.
“Encontramos sérios problemas estruturais e inúmeras irregularidades na obra que não segue o projeto aprovado. O secretário de obras, Valdemar Aprígio, tomará as providências necessárias junto aos engenheiros para que a obra seja executada de maneira correta e segura, evitando acidentes no futuro”, afirmou o prefeito Aprígio.
A nova administração junto com o engenheiro calculista da obra decidiu pela paralisação imediata da construção. A Serracon Construções, empresa que ganhou a licitação para execução da obra, foi notificada via ofício para que interrompesse os trabalhos imediatamente e retirasse do canteiro maquinários e materiais perecíveis, como cimento.
A Secretaria de Obras também solicitou à empresa FFF Engenharia, responsável pela elaboração do Projeto Executivo, um laudo informando se é possível dar continuidade na construção, se é preciso fazer ajustes na obra ou se será necessário o embargo e, consequentemente, abertura de nova licitação. “Estamos em comum acordo que nos próximos dias vamos compatibilizar o projeto, elaborar um laudo, apontando as irregularidades, soluções para que o prefeito possa tomar as providências”, afirmou o engenheiro Felipe Ferrari. O relatório será entregue à Secretaria de Obras nos próximos dias.
A construção da UBS Laguna estava prevista para ser entregue em março de 2021. Porém, com a paralisação, o prazo sofrerá alterações.
TAPUMES
Na terça-feira, 19/01, a nova administração da Prefeitura foi informada de que os tapumes que garantiam a segurança da obra da UBS Laguna foram levados. Cientes dessa informação, a Secretaria de Obras foi ao 1ª Distrito Policial de Taboão da Serra e lavrou Boletim de Ocorrência por furto. A Polícia Civil fará averiguação do que aconteceu. Por enquanto, a Secretaria de Manutenção adquiriu novos tapumes e instalou no local para preservar a área e evitar acidentes.
Foto: Obras da UBS Laguna são paralisadas por divergências no projeto executivo.
Crédito da foto: Ian de Freitas