Com nota 6.7, Taboão da Serra supera região e é destaque no Ideb 2019
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica novamente comprovou que Taboão da Serra segue oferecendo o melhor ensino da região
Por Vera Sampaio
Mais uma vez o excelente nível qualidade do ensino oferecido nas escolas da Prefeitura de Taboão da Serra foi confirmado. Com nota 6.7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, as escolas municipais ficaram acima da média projetada para o ano, que era 6.3 e superaram a projeção do Ideb 2021 (6.5). O Ideb é um indicador do Ministério da Educação que avalia o nível de qualidade do Ensino Básico em todo o país.
Novamente Taboão da Serra superou quase todos os municípios da região, exceto Barueri que também obteve 6.7. Os alunos taboanenses tiveram notas maiores que Osasco (6.3), Itapecerica da Serra (6.1), Embu das Artes (6.0) e Cotia (6.0). Inclusive, mais uma vez ficaram acima da capital paulista (6.0).
O prefeito Fernando Fernandes parabenizou os alunos, professores e toda equipe escolar por mais esta conquista. “Sempre falo que a educação é o único bem que ninguém pode nos tirar, pois acredito no poder transformador do ensino. Por isso, como prefeito me orgulho dos inúmeros investimentos que contribuíram para chegarmos nessa nota e, principalmente, para uma Taboão da Serra cada vez melhor”, disse. “A nota do Ideb 2019 é algo que conquistamos em parceria. Meus parabéns a todos os alunos, professores, diretores e toda a equipe escolar. Podemos fazer ainda mais por nossas crianças e pela cidade”, completou o prefeito.
Já a secretária interina de Educação, Cecília Novello, ressaltou a importância do Ideb e do trabalho das escolas. “O Ideb é o termômetro da educação. É uma avaliação externa que analisa os índices de aprovação, além do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos de final de ciclo.”, disse. “Este ano saiu o resultado de 2019. Taboão tem seu índice (6.7) acima da média projetada pelo MEC, assim como todas as 24 escolas de Ensino Fundamental. Isso representa que estamos no caminho certo e que, cada vez mais, investir em projetos e ações inovadores para o aprendizado dos alunos”, completa.
Acima da média
Além de Taboão da Serra ter ficado com nota acima da média da região, algumas escolas da rede municipal merecem destaque por obter nota ainda maior. A EMEFEM Rui Barbosa, por exemplo, conquistou nota 7.3 no Ideb 2019. Destaque também para as EMEFs Profª. Maria Alice Borges Ghion, Cecília Meireles e Profª. Dalva Barbosa Lima Janson, que obtiveram nota 7.2, cada. Já as escolas EMEFs Antonio Fenólio, Heitor Villa Lobos e a EMEB Jorge Amado alcançaram 7.0 no Ideb 2019.
Investimentos
Há oito anos a Prefeitura de Taboão da Serra investe em projetos, ações e obras em diversas áreas, principalmente na Educação. Para que os alunos aprendam de verdade foram contratados mais professores, inclusive, especialistas. Também foram implantados programas e projetos educacionais específicos para algumas disciplinas, como o Matematicando, o Mind Lab (Mente Inovadora), a Khan Academy para o aprendizado eficaz de matemática. Já para língua portuguesa, acontece a distribuição de kits de livros do Projeto Leitura (antigo Jovens Leitores), além de ações como o Leitura nas Praças.
Foram construídas cinco novas escolas e creches, e algumas unidades foram ampliadas ou reformadas. Todas as ações e investimentos contribuíram para que o ensino municipal de Taboão da Serra seja um case de sucesso.
Ideb
A nota do Ideb é calculada com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e na taxa de aprovação e evasão escolar. Quanto maior a nota dos alunos no teste, quanto menos desistências e repetências a escola registrar, melhor será a classificação da escola no índice. O resultado é divulgado a cada dois anos.
FOTO 01 – Escolas de Taboão da Serra tiveram nota 6.7 no Ideb 2019 e superaram meta projetada pelo Ministério da Educação. (CRÉDITO: RICARDO VAZ)